quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Eleições 2012: PT de Bom Conselho em busca de sua afirmação na política local.


Google Imagens

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado no Brasil em 1980. Na cidade de Bom Conselho, o PT ganhou representação entre o final dos anos 80 e início da década de 90. Inicialmente formado por um pequeno grupo, o partido em pouco tempo conquistou filiados e simpatizantes dos mais variados segmentos da sociedade local, o que permitiu um crescimento significativo da legenda na Terra dos Papacaça.

O partido expandiu-se de tal forma, que em 1996 resolveu participar de sua primeira disputa eleitoral. Na ocasião, lançou a candidatura única da professora Jisleide Gomes (professora Lêda) ao cargo de vereador. Ao final, o partido não obteve sucesso e a petista que somou 292 votos ficou na suplência.

Durante os quatro anos seguintes o partido não desanimou, e buscando maior espaço dentro da política bom-conselhense e sua consolidação definitiva, entra em uma nova disputa eleitoral desta vez com o lançamento de quatro nomes para concorrer ao Poder Legislativo Municipal. Foram eles: Zé Wilson, Salatiel da Eletrônica, Antônio Cabral e professora Fafá.  

O ano era 2000, e os petistas firmam aliança com a candidatura do médico José Daniel Brasileiro – à época filiado ao PPS, e entram para a história da política de Bom Conselho ao fazerem parte do grupo de “novatos” que com o apoio popular derrotou de uma só vez as candidaturas individuais dos ex-prefeitos Walmir Soares e Audálio Ferreira e do então prefeito Gervásio Matos (que tentava a reeleição) e tinha o apoio do deputado estadual na época Hélio Urquisa. Quanto aos seus candidatos ao cargo de vereador, não conseguiu eleger nenhum deles.

Quatro anos se passaram, o PT perdeu espaço na gestão Daniel Brasileiro (que ajudou a eleger) e empolgado pelo bom desempenho do governo do presidente Lula (à época em seu primeiro mandato) resolve lançar candidatura própria ao Executivo Municipal na eleição de 2004.

O nome escolhido para concorrer ao cargo de prefeito foi o da professora Fafá, petista nata e defensora de mudanças na política e na forma de se fazer política em Bom Conselho. Apoiado pelo PPS, PCdoB e PSB, a candidatura ganha corpo e finalmente as ruas da cidade. Porém, em uma disputa com mais três candidaturas (a do ex-prefeito Gervásio Matos; a do ex-prefeito Audálio Ferreira que era apoiado pelo então prefeito Daniel Brasileiro; e a do ex-deputado Hélio Urquisa) os petistas não alcançam o resultado desejado e ficam em quarto lugar.

Seguindo uma linha independente e sempre acreditando em melhores dias, o partido chega ao ano de 2008 fortalecido, e cobiçado por todas as pré-candidaturas até então existentes ao cargo de prefeito. Sem dobrar-se a pressões, o PT toma sua decisão e resolve apoiar a candidatura da ex-vereadora Judith Alapenha, e formando dobradinha com o PDT enfrenta duas poderosas chapas: uma formada pelo então prefeito Audálio Ferreira (que disputava a reeleição) e tinha como vice Daniel Brasileiro (filho do ex-prefeito José Daniel Brasileiro) e a outra pelo ex-prefeito Gervásio Matos que tinha como vice o ex-deputado Hélio Urquisa. Ao final, a festa foi vermelha e branca com a vitória de Judith e o PT mais uma vez entrando para a história política do município ao ajudar eleger a primeira mulher Prefeita de Bom Conselho.

Com altos e baixos ao longo dos anos, e com o sabor de vitórias e derrotas ainda fresco no paladar, o PT de Bom Conselho quer em 2012 ser mais uma vez ser o ator principal. Para tanto, já tem o seu pré-candidato a prefeito definido – o médico veterinário Washington Azevedo, e 14 pré-candidatos a vereador, além de está com uma pré-estrutura de campanha já montada.

A meta é ambiciosa, conseguir eleger os primeiros vereadores em vinte anos de história na cidade de Bom Conselho, além do primeiro prefeito petista.

O resultado ainda é desconhecido, é necessário esperar até o dia 07 de Outubro para conhecê-lo, mas se depender do PT desta vez a estrela vermelha de cinco pontas vai brilhar mais do que em qualquer outra ocasião.

Um comentário:

  1. parabéns ótima matéria. E continue com suas atérias bem objetivas e imparciais.

    ResponderExcluir