sábado, 10 de março de 2012

Estudo aponta que sorvete vicia como cocaína.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa do Oregon, em Eugene (nos Estados Unidos), descobriu que alimentos muito gordurosos ou açucarados viciam porque a pessoa, com o passar do tempo, sente-se cada vez menos satisfeito a cada vez que consome o produto, por isso precisa suprir a necessidade com mais urgência e em maior quantidade.

O sorvete, por exemplo, pode ter um potencial de vício tão forte quanto a cocaína. No estudo que chegou a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 151 meninos com idades entre 14 e 16 anos.

Este efeito, segundo os pesquisadores, é atribuído ao efeito da dopamina, o hormônio conhecido por proporcionar a sensação de prazer e satisfação. Quanto se consome sorvete em excesso, com o passar do tempo, o cérebro libera cada vez menos dopamina a cada porção, o que exige quantidades maiores. A mesma coisa acontece com as drogas.

O estudo serve, conforme explicam os cientistas, para demonstrar que pode haver semelhanças no tratamento para obesos e dependentes químicos, já que os mecanismos de vício entre alimentos e drogas têm mais pontos em comum do que se imaginava.

De qualquer maneira, ainda é preciso fazer mais investigações sobre tais respostas hormonais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário