terça-feira, 20 de março de 2012

Jaqueta, calça, botas e luvas podem se tornar itens obrigatórios para os motociclistas.

Projeto de lei define novas normas de segurança para os motociclistas. O texto do deputado Onofre Santo Agostini, de Santa Catarina, em tramitação na Câmara, prevê que, além do capacete, jaqueta, calça comprida, botas e luvas também sejam obrigatórios.

O objetivo é reduzir a gravidade dos ferimentos em acidentes com veículos de duas rodas, como queimaduras, lesões e fraturas.

Se o texto for aprovado, será feito um complemento no Código Brasileiro de Trânsito e os itens só passarão a ser obrigatórios seis meses após a divulgação das normas do Contran.

O deputado diz que a frota de motos tem crescido mais que a de carros no País, e que o número de motociclistas mortos subiu mais de 700%, nos últimos anos. Lembra, também, que esses acidentes causam um prejuízo considerável aos cofres públicos.

Pesquisa do Ipea indica que um motociclista acidentado pode custar cerca de um milhão de reais, com gastos como hospital e até com aposentadoria. Já os equipamentos de segurança sugeridos pelo deputado podem ser comprados por cerca de 600 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário