domingo, 1 de abril de 2012

Eleições 2012: neste mês de abril começam prazos para desligamentos.

Com a proximidade das eleições, os pretensos candidatos no pleito de outubro que hoje exercem funções públicas devem ficar atentos às regras estipuladas pela Justiça Eleitoral para o afastamento dos cargos.

A desincompatibilização é obrigatória, confirme a lei complementar 64, de 1990. No entanto, os pré-candidatos devem observar resoluções à parte dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), para alterações de prazos referentes a funções específicas.

Em geral, os futuros concorrentes a cargos de vereador e prefeito terão de cumprir três prazos distintos, dependendo do cargo que exercem na atualidade: de três, quatro e seis meses.

O desligamento se faz necessário para evitar associações diretas de pré-candidaturas aos serviços prestados por ocupantes de funções públicas. O não cumprimento obrigatório da desincompatibilização afeta diretamente os registros de candidaturas.

Quem não estiver de acordo, simplesmente não terá autorização para concorrer.

Um comentário:

  1. Eu concordo plenamente: A lei é para ser cumprida; O TRE Sabe o que está fazendo é Lei Federal. Bom para quem quer concorrer honestamente!E sem maracutaia,pois é preciso por Ordem na casa!!! Cordialmente: Roberto Correia São Paulo 03/04/2012

    ResponderExcluir