segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Remédio corresponde a quase metade dos gastos dos brasileiros com saúde.

Entre 2008 e 2009, os gastos com saúde representaram 7,2% no consumo médio mensal das famílias brasileiras, em torno de R$ 153,81 (Cento e Cinqüenta e Três Reais e Oitenta e Um Centavos), segundo estudo Perfil das Despesas no Brasil, da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O gasto com remédios teve o maior peso, 48,6% do total. Em seguida, os planos ou seguros de saúde consumiram 29,8% dos gastos com saúde. Já o item hospitalização apresentou o menor percentual (0,7%).

Segundo o Instituto, este número reflete, provavelmente, o crescimento, nos últimos anos, do número de famílias que têm planos ou seguro saúde e do atendimento pelo serviço público.

Entre 2002-2003 e 2008-2009, remédios, plano ou seguro de saúde e tratamentos médico e ambulatorial foram os itens que mostraram aumentos de participações no total das despesas com saúde.

Na análise das famílias por classes de rendimento mensal, os remédios tiveram maior peso para as famílias com menores rendimentos (74,2%) contra 33,6% do grupo de maiores rendimentos. Por outro lado, as despesas com plano e seguro saúde representaram 42,3% do total de despesas com saúde no grupo das famílias com maiores rendas, enquanto, para as de menores rendas, o item apenas representou 7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário