segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ácido Úrico.

O ácido úrico é uma substância formada naturalmente pelo organismo, mas, quando se encontra elevado pode gerar sintomas como inflamação e dor nas articulações, especialmente dos membros inferiores.

O ácido úrico elevado no sangue pode gerar uma doença, chamada gota e em alguns casos pode gerar ainda o cálculo renal e para evitar que chegue a este ponto, recomenda-se seguir uma dieta equilibrada, pobre em purinas e o tratamento deve ser feito com a toma de medicamentos. 

Sintomas do ácido úrico elevado 
Os sintomas do ácido úrico elevado são o surgimento de cristais de cálcio dentro das articulações provocando dor e inflamação local.

Geralmente as articulações mais afetadas pelo acúmulo de ácido úrico são as mãos, pés, tornozelos e joelhos. O aumento da concentração de ácido úrico no sangue pode gerar ainda a formação de pedras nos rins.

Causas do ácido úrico elevado 
Algumas das possíveis causas do ácido úrico elevado são: obesidade; diabetes; alimentação; ingestão de álcool; psoríase; sarcoidose e hipertensão arterial.
Valores reduzidos de ácido úrico podem indicar doença de wilson; câncer; ou o Exame de ácido úrico. O exame para analisar o ácido úrico pode ser feito no sangue e na urina e os valores normais devem ser os descritos a seguir:

Valores de referência de ácido úrico para o sangue
* Mulheres: 2,4 - 6,0 mg/dL
* Homens: 3,4 - 7,0 mg/dL
Valores de referência de ácido úrico para a urina
* 0,24 - 0,75 g/dia

Laboratório de Análises Clínicas Biolab – Biomedicina Laboratorial, rua Dr. Manoel Borba, 137, centro, Bom Conselho. Biomédicos: Drª. Laysa Calheiros e Dr. Thalles Benjoíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário