sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Aspartato Amino Transferase.

A aspartato amino transferase (glutamato-oxaloacetato-transaminase) pertence ao grupo das transaminases que catalisam a interconversão dos aminoácidos e α-cetoácidos através da transferência de grupos amino.

A aspartato amino transferase encontra-se vulgarmente distribuída nos tecidos do organismo. Embora a maior atividade da enzima seja registrada no músculo cardíaco, é também possível detectar uma atividade significativa no cérebro, fígado, mucosa gástrica, tecido adiposo, musculatura esquelética e rins.

Além de estar presente no citoplasma, a aspartato amino existe igualmente nos citoplasmas e nas mitocôndrias das células. Em lesões tissulares ligeiras, a forma predominante de aspartato amino é a dos citoplasmas, com uma quantidade mais reduzida a ser libertada pelas mitocôndrias. Nos casos de lesões tissulares mais graves, observa-se a libertação de uma maior quantidade de enzimas ligadas às mitocôndrias.
Níveis elevados de transaminases são indicadores de enfarte do miocárdio (deve-se ressaltar que a sensibilidade e especificidade da dosagem de aspartato amino no diagnóstico do infarto agudo do miocárdio são baixas, tornando a determinação desta enzima a menos indicada para este diagnóstico), hepatopatias, distrofia muscular e lesões dos órgãos internos.

Várias drogas comumente usadas encontram-se relacionadas ao aumento da aspartato amino dentre elas: isoniazida, fenotiazinas, clorotiazida, gentamicina, eritromicina, cloranfenicol, progesterona, esteroides anabolizantes, opiáceos, indometacina, halotano, metildopa e uso prolongado de aspirina.
A uremia encontra-se associada com a redução da atividade da aspartato amino.
VALORES DE REFERÊNCIA                  37ºC
Homens                                       até 38 U/L
Mulheres                                      até 31 U/L

Laboratório de Análises Clínicas Biolab – Biomedicina Laboratorial, rua Dr. Manoel Borba, 137, centro, Bom Conselho. Biomédicos: Drª. Laysa Calheiros e Dr. Thalles Benjoíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário