sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Disputa pelo poder pode ter derrubado Bento 16.

É certo que Bento 16 renunciou ao pontificado por canta de sua fragilidade, mas a exaustão não tem a ver apenas com a saúde.

Fontes próximas ao Vaticano afirmaram que uma disputa de poder e o isolamento político tem tomado as forças do papa. A renúncia ao trono de São Pedro teria sido uma reação extrema ao que muitos classificam de governo paralelo, que teria se formado pelas costas do pontífice e sob comando de um cardeal.

Por seus aliados e sabendo que já não mandava sozinho na Santa Sé, Bento 16 optou por sacrificar seu próprio cargo, na esperança de recolocar a Igreja num caminho de maior coesão, forçando uma nova eleição.
Bento 16 chegou ao trono em 2005 com a promessa de que conduziria uma limpeza na Igreja. O resultado, porém, foi o oposto e o equilíbrio de poder que havia durante os anos de João Paulo II não existe mais.

Muito cansado e isolado, nos últimos meses o papa abandonou a luta dentro da Igreja.

Chamado de Guardião do Dogma, Bento 16 combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário