sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Novas regras para as eleições valerão a partir do ano que vem, se a Câmara aprovar as propostas até o fim de setembro.

O Senado concluiu, no começo desta semana, a votação da mini-reforma eleitoral. A proposta, aprovada na casa em dois turnos, estabelece novas regras que podem começar a valer já nas eleições do ano que vem.

Entre os principais pontos, a mini-reforma autoriza a realização de comícios até a madrugada do dia das eleições, mas proíbe pintura de muros e uso de cavaletes em vias públicas.

Pelas novas regras, as manifestações feitas nas redes sociais da internet não serão consideradas campanha, mas, se houver ofensas nesses canais, o autor poderá ser responsabilizado civil e criminalmente.

Haverá também limite para o número de contratações de cabos eleitorais e para os gastos da receita da campanha com alimentação e combustíveis.

O texto da mini-reforma não mudou, no entanto, as regras de financiamento de campanha, já que a emenda para proibir a doação de empresas foi rejeitada.

Vale lembrar que, para ter efeito já nas eleições de 2014, os deputados da Câmara precisam aprovar o texto da mini-reforma até o fim deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário