sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Guarda Municipal de Bom Conselho realizará campanha contra o uso do cerol.

A Guarda Municipal de Bom Conselho, através da Secretaria de Administração, vai realizar nas escolas da Rede Municipal de Educação, uma campanha de conscientização contra o uso do cerol.

A campanha será realizada entre os dias 14 e 31 de outubro, e o publico alvos são os alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, que estudam no período da manhã e da tarde.

O objetivo da campanha é o de intensificar as ações de conscientização e prevenção de acidentes causados pela linha cortante. Além do cerol, a Guarda Municipal também orientará sobre os perigos da linha chilena.

De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Felipe Ferraz (foto), durante a campanha os homens da corporação também estarão orientando as crianças sobre os perigos de soltar pipa, próximo à rede de energia elétrica e dos riscos de sofrer uma descarga elétrica.
Cerol
O cerol é uma mistura de cola de madeira com vidro moído que as crianças passam na linha das pipas para cortar a linha das pipas de outras crianças. São utilizados também variações de pó cortante, o mais comum é o pó de ferro.

A mistura faz com que a linha se torne uma verdadeira arma causadora de acidentes que variam de leves, graves e até fatais. As principais vítimas são ciclistas e motociclistas.

Quem usa cerol desrespeita a legislação e pode, inclusive, causar cortes profundos que podem levar à morte as pessoas atingidas.
Denúncia
Para denunciar o uso de pipas com cerol, a população deve entrar em contato com a Guarda Municipal de Bom Conselho, através do telefone: (87) 8803-5048.

Além de ser passível de multa, usar cerol ou linha chilena é considerado crime e pode ser punível com até um ano de detenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário