quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pesquisa Ibope diz que Dilma venceria eleição no primeiro turno.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24), em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo, mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria as eleições no primeiro turno se seus adversários fossem Aécio Neves, pelo PSDB, e Marina Silva ou Eduardo Campos, pelo PSB.

Em três dos quatro cenários avaliados, a presidente tem entre 39% e 41% das intenções de voto, mais do que a soma das preferências pelos adversários.

Em apenas um dos cenários, com Serra e Marina na disputa, a petista não venceria no primeiro turno. No quadro visto hoje como mais provável para 2014, com Dilma, Aécio e Campos na disputa, a presidente teria 41%, o governador de Minas Gerais, 14%, e o governador de Pernambuco, 10%. Votos brancos e nulos totalizam 22% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

Com Marina no lugar de Campos disputando pelo PSB, ela teria mais que o dobro dos votos dele, chegando a 21%. Mas Dilma praticamente não perderia eleitores: oscilaria de 41% para 39%. O mesmo aconteceria com Aécio, que passaria de 14% para 13%. Votos brancos e nulos totalizam 16% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 11%.

Se os concorrentes fossem Dilma, Serra e Campos, eles teriam 40%, 18% e 10%, respectivamente. A vantagem da petista sobre a soma dos adversários, neste caso, seria de 12 pontos porcentuais, a maior nas quatro hipóteses avaliadas. O tucano aparece com 18%, e Eduardo Campos, com 10%. Votos brancos e nulos representam 19% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 12%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário