sábado, 28 de dezembro de 2013

Prêmio “Destaques 2013”: Pesquisa mostra fragilidade.

Na tarde de sexta-feira, dia 27, o publicitário Ulisses Mendonça convidou o nosso blog e também o blogueiro Emmanuel Leonel – do blog O Argonauta, para fazer digamos que uma “auditoria” nos questionários já preenchidos da Pesquisa “Destaques do Ano 2013” de Bom Conselho.

O trabalho aconteceu na residência do publicitário Ulisses Mendonça, e tivemos a oportunidade de conferir alguns questionários, além de tirar algumas dúvidas sobre como está sendo feita a pesquisa. E após fazer uma auto-avaliação de tudo o que foi apresentado, é possível constatar a fragilidade da pesquisa.
Bem, para não ser longo, vamos aqui citar um ponto levantado logo no início do encontro pelo blogueiro Emmanuel Leonel. Porque os questionários não têm a identificação do entrevistado. E, mais, se não tem identificação significa dizer que a mesma pessoa pode votar ou até mesmo já ter votado mais de uma vez, em dias ou mesmo horários alternados. O questionamento, mesmo que de forma tímida, foi confirmado pelo publicitário Ulisses.

Outro ponto questionável é que o levantamento está sendo feito em um ponto fixo na Praça Dom Pedro II, centro, à espera aleatória do entrevistado, o que foge e em muito aos padrões normais de uma pesquisa.
Também verificamos outros pontos, que aqui não vem ao caso serem citados, até porque a nossa intenção não é desmerecer o trabalho de ninguém, mas apenas alertar para alguns erros primários que colocam em dúvida esta pesquisa.

A pesquisa que está sendo realizada apresenta SIM pontos falhos, que ainda podem ser corrigidos, mas que dificilmente dará respaldo ao seu resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário