quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ProJovem Urbano do Agreste Meridional traz para Garanhuns a Prévia Carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”.

Quebrando a tradição do percurso entre o eixo Recife e Olinda, a Prévia Carnavalesca “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé” desfila pela primeira vez na história no interior de Pernambuco e trará às ruas de Garanhuns a irreverência e originalidade da troça no próximo dia 26 de fevereiro. O evento representa uma política de interiorização dos programas de divulgação científica através da articulação entre Coordenação do Projovem Urbano (PJU) na GRE Agreste Meridional, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG e Espaço Ciência, com apoio da Secretaria de Cultura de Garanhuns, ADUFERPE e SBPC.

A troça foi criada em 2005 com o propósito de celebrar e divulgar o espírito científico, oriunda da parceria entre a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos. A edição daquele ano contou com a participação de Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e teve como o primeiro boneco da troça o cientista alemão Albert Einstein, no ano do centenário da teoria da relatividade.

Desde então, a cada ano um cientista é homenageado com um boneco gigante como. Nomes como Galileu Galilei, Marie Curie, Leite Lopes, Milton Santos, Charles Darwin, Paulo Freire, César Lattes e Naíde Teodósio já foram personagens centrais da folia. O desfile dos bonecos ganhou projeção e a partir da primeira edição eles são levados para reuniões anuais da SBPC. Além disso, estiveram presentes na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências.

A novidade para 2014 será o boneco de Ricardo Ferreira que estreará na troça científica fazendo companhia aos bonecos veteranos. O folião que prestigiar o evento em Garanhuns no dia 26 contará, também, com a apresentação dos bonecos do Bloco de Zé Puluca, do município de Bom Conselho. A concentração será realizada às 15h30 na UFRPE – UAG, indo se reunir com os estudantes e comunidade local na Escola Municipal Artur Maia (uma das escolas que funciona o PJU em Garanhuns) seguindo até o centro da cidade em direção no Espaço Colunata, ponto final do percurso. A folia será aberta e toda a população está convidada a participar.

Texto e imagem, enviados pela assessoria da GRE Agreste Meridional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário