terça-feira, 22 de abril de 2014

Sangue artificial deve acabar com problemas nas transfusões.

Mais um avanço da ciência promete acabar com uma série de problemas nas transfusões. O sangue artificial, que está sendo produzido por um consórcio de universidades e órgãos do governo do Reino Unido, pode começar a ser testado em breve.

Segundo os cientistas, a primeira fase de testes em humanos pode acontecer já em 2016. O sangue artificial é produzido a partir de células tronco, que são aquelas capazes de se transformar em qualquer outra célula do corpo humano.

Elas são encontradas, principalmente, no cordão umbilical e na medula óssea e usadas em pesquisas de combate a doenças degenerativas.

Além de aumentar a oferta de sangue disponível para transfusões, as células criadas em laboratório poderiam acabar com a transmissão de doenças e com a incompatibilidade de tipo sanguíneo, por exemplo. Isso porque a técnica usada no laboratório transforma as células tronco em células do sangue O, que é universal, ou seja, pode ser recebido por todas as pessoas.

Muitos países, inclusive o Brasil, sofrem com os baixos estoques dos bancos de sangue, que dependem das doações da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário