quarta-feira, 25 de junho de 2014

Caso leve o hexa, título será o menos europeu do Brasil.

Se confirmar o favoritismo por jogar em casa, a seleção brasileira terá em 2014 o seu título de campeão mundial menos europeu da história.
Com a definição do caminho do time de Luiz Felipe Scolari até as semifinais, o Brasil irá fazer, no máximo, três jogos contra times europeus: Croácia na primeira fase e, dependendo do que acontecer com outros times, na semi e na decisão.

Até agora, a seleção já pegou México e Camarões. Nas oitavas de final, terá o Chile pela frente. Em uma eventual quartas de final, Colômbia ou Uruguai.

Campeão, será a primeira vez que o Brasil vai levantar a taça com os confrontos diante de europeus sendo minoria na campanha vitoriosa.
Em 1958, ano do primeiro título, todos os jogos foram diante de europeus: Áustria, Inglaterra, União Soviética, País de Gales, França e Suécia. Quatro anos depois, no Chile, o bicampeonato foi ganho com quatro dos seis jogos diante de times do Velho Continente: Inglaterra, Espanha e Tchecoslováquia por duas vezes.

No tricampeonato, em 1970, no México, novamente quatro rivais europeus em seis jogos: Inglaterra, Romênia, Tchecoslováquia e Itália.

Mesmo quando a Copa foi inchada, e começou a ganhar uma maior diversidade geográfica, o Brasil seguiu sendo campeão passando por muitos rivais da Europa. No tetracampeonato, em 1994, dos sete jogos da vitoriosa campanha cinco foram contra europeus: Rússia, Holanda, Itália e Suécia por duas vezes.

Por fim, em 2002, na trajetória do penta, novamente cinco duelos contra europeus: Turquia, duas vezes, Bélgica, Inglaterra e a decisão contra a Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário