sexta-feira, 4 de julho de 2014

Suecos criam capacete que agiliza o diagnóstico de AVC.

Um capacete criado por cientistas suecos promete acelerar o diagnóstico de derrame. O equipamento é capaz de determinar de forma rápida se um paciente sofreu hemorragia ou um coágulo no cérebro, as formas mais comuns de acidente vascular cerebral, e desse jeito aumentar as chances de recuperação.

O dispositivo funciona lançando micro-ondas no cérebro. A proposta dos cientistas é disponibilizar o capacete para equipes de socorro em ambulâncias. Eles afirmam que já foram realizados testes bem-sucedidos nas fases iniciais do estudo, com 45 pacientes.

Para um melhor tratamento, os médicos primeiro precisam descobrir se o derrame é causado pela hemorragia em um vaso sanguíneo ou por um vaso sanguíneo bloqueado por um coágulo. Uma tomografia computadorizada geralmente mostra a causa, mas nem sempre é feita rapidamente e nem todo hospital possui o equipamento.

No caso, o dispositivo portátil desenvolvido por especialistas suecos pode ser usado já quando o paciente está sendo levado para uma unidade de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário