sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Tempestade solar atinge a Terra nesta sexta-feira à noite.

Duas tempestades solares, uma ocorrida na noite de quinta (11) e outra nesta sexta-feira (12), não devem causar grandes perturbações na Terra, informou o centro americano de Previsão do Clima Espacial. Dado ao nível de intensidade geomagnética esperado, estas tempestades "poderão provocar alguns problemas nas comunicações por rádio e sinal de GPS, dentre outros.

As tempestades solares são resultado de erupções da massa coronal da superfície do Sol, a primeira ocorrida na noite de segunda-feira (08) e a segunda, de maior intensidade, na tarde de quarta-feira (10). Estas erupções projetam plasma ionizado para o espaço em grande velocidade, o que produz uma interferência no campo magnético terrestre, provocando tormentas magnéticas.

As duas erupções foram muito próximas em espaço de tempo e ocorreram na mesma zona do Sol, no centro do disco, em direção à Terra. A Nasa estima que o impacto de uma tempestade solar como a de 1859 - conhecida como "evento Carrington" - custaria a economia mundial dois trilhões de dólares e provocaria danos sem  precedentes em um mundo inteiramente dependente da eletricidade e da eletrônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário