quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cientista brasileira cria sensor que descobre câncer antes dos sintomas e sem biópsia.

A cientista brasileira Priscila Monteiro Kosaka, de 35 anos, doutora em Química e integrante do Instituto de Microeletrônica de Madri, na Espanha, tornou possível detectar um câncer antes mesmo do aparecimento dos sintomas e sem a realização das invasivas biópsias.

A cientista desenvolveu um método ultrassensível que detecta a doença a partir de um exame de sangue, usando uma técnica chamada de bioreconhecimento, que também poderá ser usada no diagnóstico de hepatite e Alzheimer.
Segundo a brasileira, o sistema funciona com anticorpos na superfície, que quando acusam a presença do câncer na amostra de sangue, reagindo e ficando mais pesados e causando a mudança de cor das partículas. "A superfície do trampolim muda de cor e brilha muito, como se fosse uma árvore de Natal", explica Priscila Kosaka.

A descoberta está sendo testada há quatro anos, mas ainda falta o teste com amostras de doentes e com biomarcadores de última geração. E a previsão é que a novidade só chegue ao mercado em dez anos, período necessário para estudar uma forma de baixar os custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário