quinta-feira, 30 de julho de 2015

Vereadores de Bom Conselho voltam do recesso em agosto.

Em recesso parlamentar desde junho, os vereadores da cidade de Bom Conselho voltam às atividades no próximo mês de agosto. Os trabalhos em plenário estão marcados para iniciarem-se na próxima quarta-feira, dia 05.

A volta ao trabalho legislativo nesta data foi confirmada ao nosso blog, pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Eliane Ramos Dias de Melo (Léa Ramos). Com o final do período de recesso, os vereadores do município retornarão a rotina normal de trabalho com a realização das sessões ordinárias semanais.

Atualmente, onze vereadores compõem o Poder Legislativo em Bom Conselho. A mesa diretora da Câmara tem como presidente Léa Ramos, primeiro secretário Geninho Tavares e segundo secretário Chico Bento. Os demais vereadores que compõem a atual legislatura são: Arlan da Barra, Déda, Gilmar Soldado, Ivete da Silva, Márcia do Angico, Marcelo Tenório, Neto Ferreira e Socorro Marinho.

Um comentário:

  1. Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade uma comunidade de negros (quilombo) chamada de Quilombo de Pedro Papa-caça. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa chefiada por Blaer van Rijnbach, que estabeleceu ali uma colônia.Com o triunfo da Insurreição Pernambucana, que levou as duas batalhas do Guararapes, a primeira em 19 de abril de 1648, e a segunda em 19 de fevereiro de 1649, respectivamente, terminou o domínio holandês sobre o Nordeste brasileiro, culminando na partida dos últimos navios holandeses em 1654. No entanto, boa parte dos colonizadores oriundos dos Países Baixos decidiu permanecer no Brasil.

    Durante o final do século XVII e ínicio do século XVIII espalharam-se rumores de que Blaer van Rijnbach teria enterrado um tesouro nesta região, e em meados de 1680, um grupo de holandeses sobre a liderança de um certo René Belosch, que supostamente tinha posse de um mapa que revelava a localização deste tesouro, veio para Bom Conselho, onde por sua vez começaram a cavar e construir abrigos no topo de uma serra.Após alguns anos morando em cavernas esse grupo, perseguido por portugueses e pelos luso brasileiros, fugiu para Alagoas e de lá seguiram rumo desconhecido, deixando sua busca para traz.

    Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. É especulado que esta família teria vindo para a localidade a fim de procurar o tesouro de van Rijnbach, e que por muitos anos e gerações se dedicou a esta tarefa, no entanto sem obter sucesso.



    Com o crescimento da população em 1887, transformou-se em freguesia.

    A partir de 1860 passou a denominar-se Bom Conselho em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Esse foi o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina no Nordeste. É célebre a frase do seu fundador, o capuchinho Frei Caetano de Messina: "Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade".

    Em 3 de agosto de 1892, Bom Conselho tornou-se município autônomo, através da Lei provincial nº 52. Seu primeiro governo municipal foi empossado em 28 de dezembro do mesmo ano, data em que ocorre anualmente a festa de emancipação de Bom Conselho.

    ResponderExcluir