domingo, 30 de agosto de 2015

Google registra patente de tecnologia para mapear buracos nas ruas.

O Google quer utilizar a localização do carro do usuário por GPS e sensores para detectar buracos nas ruas e armazenar a informação em um banco de dados. A tecnologia seria capaz de monitorar vibrações do carro para entender se ele acabou de passar por um buraco na pista.

O sistema então cruzaria essas informações com a do GPS e registraria a posição exata da falha. A idéia é fazer isso em vários carros ao mesmo tempo para criar um mapa de buracos. Assim, os serviços da empresa poderiam sugerir a motoristas caminhos menos esburacados, ou pelo menos evitar surpresas desagradáveis.

Não seria surpresa se os carros autônomos do Google usem esta tecnologia para mapear as ruas. Se sair do papel, o que nem sempre é garantia em patentes, o conceito deve ser aplicado inicialmente nos Estados Unidos. Por lá, há uma estimativa de que a superlotação de vias cause uma perda de 87 bilhões de dólares por ano. Os buracos são parte importante dessa estatística, causando congestionamento, acidentes e danos aos carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário