quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Quase 40 milhões ficarão sem segurança na internet em 1º de janeiro.

Os brasileiros ficarão parcialmente desprotegidos para navegar na internet no primeiro dia do ano. Uma mudança nos padrões de segurança da rede mundial de computadores deve prejudicar quase 40 milhões de pessoas em todo o mundo durantes as horas iniciais de 2016.

O sistema conhecido com SHA-1 dará lugar ao mais seguro SHA-2. Essa mudança, no entanto, deve confundir e até mesmo bloquear alguns navegadores. Com isso, poderá não ser possível validar a autenticidade de páginas como a do Facebook e outras áreas criptografadas da internet.

Dependendo da plataforma e do navegador usado, é possível que esses sites sequer sejam liberados para o usuário que não tiver suporte ao SHA-2. Na China, por exemplo, cerca de 6% dos internautas serão afetados pela mudança, que atinge principalmente mercados emergentes.

Se você usa uma versão do Google Chrome superior à 39; Mozilla Firefox 37 ou mais novo; ou Microsoft Edge, navegador padrão do Windows 10; não há com o que se preocupar. Esses navegadores já possuem suporte ao padrão SHA-2. Mas se estiver em um Android 2.2, ou mesmo no Windows XP, seus dias de segurança na web estão contados até que haja uma solução definitiva para a incompatibilidade com o novo sistema de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário