domingo, 21 de agosto de 2016

EAP RESPONDE: COMO FIXAR NA MEMÓRIA O QUE ESTUDAMOS!

Olá colegas concurseiros e estudantes de modo geral... Hoje falaremos de um tema muito pertinente e que por vezes passa despercebido pelos estudantes... O ESQUECIMENTO E A FIXAÇÃO DO ESTUDOS! De início, na preparação para concursos públicos, temos que ter a preocupação em avançar nos conteúdos do programa de estudos, mas sem perder de vista o que foi estudado anteriormente . Ou seja, avançar nos nossos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta preocupação é fundamental e chega a incomodar alguns candidatos. E envolve a resposta à seguinte indagação: como avançar nos estudos sem esquecer o que já foi estudado?
De antemão já enfatizo que todas essas dicas só fazem sentido e terão eficácia se você estiver estudando de forma programada, com um compromisso diário e seguindo um objetivo. E sobre seguir um objetivo, destaco que a preparação para concursos públicos deve pautar-se por dois objetivos fundamentais, um mediato e outro imediato.

O objetivo imediato, que corresponde ao fim maior, consiste na aprovação, ao passo que o objetivo imediato, mais direto e que viabilizará a aprovação, consiste na apropriação intelectual e cognitiva dos conhecimentos e informações passíveis de cobrança no momento da prova. Portanto, para o candidato de alto rendimento, que conta com a planificação e monitoramento dos seus estudos, significa manter a disponibilidade do que já foi apropriado na medida em que avança no seu plano.

E fazer sempre esse link do que foi estudado com os novos conteúdos que estão em estudo é muito importante, de modo a não tornar o estudante vítima da curva de esquecimento. Assim, para manter esse link entre tudo que você estudos e do que está estudando, você deve antes de retomar (para avançar) o ponto de uma matéria, rever o ponto anterior. Durante esse processo temos a influência da aprendizagem e da memória.

A aprendizagem envolve a apropriação e disponibilidade intelectual da informação, para tanto, a memória conta com um papel fundamental, já que consiste numa função cognitiva primária, ao passo que a aprendizagem consiste numa função cognitiva secundária. Dessa maneira, apesar da memória ter um papel relevante, tal papel consiste apenas numa parte do processo. É importante destacar que temos as memórias de longo prazo e curto prazo, as quais envolvem mecanismos e finalidades distintas. Diante disso podemos concluir que, na medida em que avançamos nos estudos, se tivermos a disponibilidade da informação estudada enquanto memória de longo prazo, minimizamos o esquecimento.
Com isso, esta ideia deveria passar a ser um norte conceitual pelo candidato. Ou seja, neutralizar a curva de esquecimento a partir da eficiência dos estudos, procurando se apropriar das informações enquanto memórias de longo prazo. A ideia de revisar os conteúdos anteriormente estudados antes de começar os novos consistia numa estratégia voltada à transformação da informação em memória de longo prazo. A repetição consiste num dos caminhos a serem adotados.

Como técnica para buscar um estudo mais eficiente, temos a planificação dos estudos como uma das chaves da aprendizagem e com a utilização de três êxitos conceituais da preparação (planejamento, aprendizagem e gestão emocional), sem atribuir escala de importância. Dessa forma, sintetizando as estratégias voltadas à neutralização da curva de esquecimento, podem ser adotados os seguintes caminhos: rever as informações estudadas (conteúdos correspondentes a cada matéria) ao longo da execução do planejamento (da 1ª Fase de Preparação); parar a execução do planejamento (da 1ª Fase de Preparação) para a realização de revisões; concluir a execução do plano (da 1ª Fase de Preparação), para depois promover a revisão; revisões de véspera de prova.

Esclareço que enfatizei estratégias voltadas à 1ª Fase da Preparação, pois a revisão consiste num dos objetivos táticos da 2ª Fase de Preparação. Adotando a estratégia de rever a matéria anterior antes de iniciar novos conteúdos, sugiro que o faça após iniciar o estudo da nova matéria, seja parando durante o turno de estudo ou ao final. Digo isto pois, segundo recentes estudos da neurociência, o contato com o conhecimento novo tende a ativar funções e áreas cerebrais que colaboram com a fixação da informação antes apropriada.
Então, em resumo, busque a seguinte estratégia/organização:
1 - Selecione a disciplinas básicas e presentes na maioria dos concursos: Português, Matemática/R.Lógico e Informática; e as distribua em um cronograma para um estudo diário: Segunda das 14 às 15 - Português; das 15 às 16 Matemática.
2 - Se tiver focando algum concurso específico, distribua em seu cronograma as disciplinas específicas geralmente cobradas de acordo com editais anteriores.
3 - Destine mais dias e tempo em seu cronograma para disciplinas mais cobradas e suas prova ou as que você tem mais dificuldade.
4 - Ao estudar, faça resumos e anotações. Pesquise os termos e palavras que não entender. Não siga com dúvidas.
5 - Faça diversas questões de concursos para ir testando seu conhecimento e vá anotando seus resultados e anotando os pontos que tem mais dificuldade para revê-los.
6 - Antes de passar para  um assunto novo, revise o anterior; e quando for seguir para outro assunto, revise os dois anteriores e assim sucessivamente...

Dessa forma, você terá um estudo com disciplina, eficiência, criará um habito e fugirá da curva do esquecimento. Não faça como o ÍCARO:
Wesley França: Professor e Coordenador do EAP Cursos/EAPCON, Servidor Público Federal, Pós graduado em Direito Previdenciário, Administrativo e Constitucional, concurseiro, escritor amador e editor do site. Baseado em estudos do profº Rogério Neiva!
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Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum.” (Jim Rohn)

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