terça-feira, 16 de agosto de 2016

Morre o ex-presidente da Fifa João Havelange.

Morreu, aos 100 anos de idade, o ex-presidente da Fifa João Havelange. Ele sofreu com vários problemas de saúde, nos últimos meses, e chegou a ser internado, em julho, com um quadro de pneumonia. Nascido em maio de 1916, no Rio de Janeiro, Havelange competiu na natação, na Olimpíada de 36, em Berlim, na Alemanha. E defendeu o Brasil no pólo aquático nos Jogos de 52, em Helsinque, na Finlândia.

Como dirigente, comandou a antiga Confederação Brasileira de Desportos, a CBD, que hoje virou CBF, entre 56 e 74. Neste período, a Seleção Brasileira de futebol ganhou três copas do mundo. Em 74, assumiu a presidência da Fifa, cargo que ocupou até 1998. Havelange ainda foi membro do Comitê Olímpico Internacional de 63 a 2011, quando alegou problemas de saúde e renunciou ao posto.

O dirigente é apontado como o principal responsável pela globalização do futebol, nas últimas décadas, e pelo fato de esporte ter se transformado num negócio bilionário. Porém, teve sua carreira manchada ao ser acusado de corrupção no escândalo da ISL, empresa de marketing esportivo que, nos anos 90, teria pago propina a dirigentes em troca de direitos de transmissão da Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário