sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Família Franciscana emite Carta Aberta a Sociedade de Bom Conselho.

A Família Franciscana de Bom Conselho, desde o ano de 2010, vem trabalhando as reflexões trazidas pelo Grito dos/as Excluídos/as. O Grito “é uma manifestação popular carregada de simbolismo, um espaço de animação e profecia, sempre aberta e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos/as excluídos/as”.

Para celebrarmos este ano, nos reunimos no dia 3 de setembro, na sede da Ordem Franciscana Secular – OFS, numa roda de conversa onde refletimos o lema deste ano: “Por direitos e democracia, a luta é todo dia” e tema: “Vida em primeiro lugar”.
Entre os assuntos discutidos, analisamos o atual cenário sócio-político-econômico nacional e local. Estamos em meio a uma crise política, econômica e institucional que assola o nosso país, sem referenciais éticos e morais que são os pilares para organização de um povo.

Como cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres, sabemos que a base de sustentação do ordenamento jurídico brasileiro se apóia na dignidade da pessoa humana, em construir uma sociedade livre, justa e solidária, além de erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
Após a roda de conversa e para concretizar nossa manifestação, resolvemos publicar esta carta aberta, à sociedade civil local como ato concreto. O objetivo de tal ato é fazer com que os munícipes reflitam sobre a posição da família franciscana acerca dos principais problemas sociais que enfrentamos.

Dentre eles, podemos destacar: Descaso com a educação e com a saúde; Falta de alimentos para os encarcerados da cadeia pública; Falta de projetos ambientais para tratar o lixo; Falta de saneamento básico, nas ruas mais carentes; Falta de segurança; Necessidade de concurso público; Ruas pouco iluminadas; e, Várias obras inacabadas.
Outrossim, pedimos que as autoridades locais busquem soluções eficazes para os problemas elencados e tantos outros que assolam o nosso município. “A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da Lei” (Rm 13,10).

Fraternamente,
Família Franciscana de Bom Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário