domingo, 14 de janeiro de 2018

Cresce caso de crime financeiro contra idoso.

Golpes financeiros contra idosos no Brasil aumentaram no ano de 2017. Um levantamento feito pela Secretaria da Previdência Social apontou as principais denúncias feitas através da ouvidoria do INSS. Entre elas estão pessoas que se passam por servidores da previdência pedindo valores antecipados ou até mesmo propina. Também existem casos de fraude e falsificação de documentos e golpes relacionados ao recebimento de valores antigos que na verdade não existem.

Só em 2017 a ouvidoria recebeu mais de mil e duzentas denúncias de crimes financeiros praticado contra idosos. O número é quase 30% maior que o de 2016, que registrou pouco mais de 940 denúncias. Ainda de acordo com o levantamento, o estado do Rio de Janeiro é o primeiro no número de denúncias, seguido por Minas Gerais e São Paulo.

A Previdência Social orienta para que nenhum segurado forneça dados pessoais por e-mail ou telefone e alerta também que o INSS não solicita nenhum tipo de depósito bancário para liberação de valores retidos. Caso o idoso perceba que tenha caído em algum golpe, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima e comunicar o fato na ouvidoria geral da Previdência Social pelo número 135.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário