quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Bebês vão sair da maternidade com cadastro biométrico.

Bebês recém-nascidos vão precisar ter cadastro biométrico. Isso antes mesmo de ter certidão de nascimento e alta da maternidade. A regra, aprovada pelo Ministério da Saúde, obriga todos os recém-nascidos a serem identificados pela palma da mão e a ter essa identificação associada à digital da mãe.

Vai acontecer assim: logo depois do parto, ainda na maternidade é tirada a impressão palmar do bebê e a impressão digital da mãe. Com isso, é feita uma declaração de nascidos vivos. Essa declaração é levada para o cartório e, só então a criança pode ser registrada e tirar a certidão de nascimento.

Os cartórios vão digitalizar os dados para criar o Documento Nacional de Identidade, a nova identidade que vai valer por toda a vida da pessoa. Os dados biométricos, como a digital, características físicas e até ficha criminal ficam armazenados em uma base de dados que pode ser acessada por todo o governo. As maternidades de todo o país têm 90 dias para ajustar as normas de procedimentos a serem adotadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário